Viver é repetir.
Essa frase pode parecer incongruente, mas é a mais pura verdade.
Círculos que se repetem, em outro momento, de outra forma, mas com os mesmos efeitos. Só muda o cenário. Mas as coisas....
Queria ir amanhã para São Paulo ver alguns amigos. Pelas notícias dos telejornais sei que terei problemas, já fico ressabiado, temendo que algo não dê certo.
As centrais sindicais farão manifestações e, como uso preferencialmente o transporte público, sei que posso ter problemas.
Esse país mergulhou numa orgia de requerimentos, anseios, pedidos e cobranças que daqui a pouco farei greve exigindo a meia entrada para shows de rock!
Muitas necessidades estavam represadas ao longo do tempo, muitas dívidas sociais sem solução. E, de repente, a rolha da garrafa pulou prá longe, e o champagne borbulhantemente sai buscando o ar que lhe faltava lá dentro.
Eu é que, ensimesmado, queria ir e vir sem confusão, sem paradas desnecessárias, sem sobressaltos. Só queria ir e...voltar. Mas, como conferindo o tempo no jornal da manhã para ver a roupa que devo sair, agora vejo os jornais para ver se POSSO sair.
Já vi isso antes, já passei por isso antes. Será que mudou mesmo alguma coisa?
E o sol nasce todo dia, e se põe também. As coisas passam, como isso vai passar.
Até um outro momento, numa outra situação, em que o povo sairá de novo às ruas para festejar, cobrar, exigir.
E outras pessoas, talvez eu, quem sabe, novamente preferirão ficar em casa e esperar que as ondas se acalmem, para que possam ver o mar sem se molhar.
Novo círculo se fechará.
Assim caminha o Brasil.
Lugares e Sensações
quarta-feira, 10 de julho de 2013
terça-feira, 9 de julho de 2013
AINDA ESTAMOS DEVENDO!
Fiquei chocado ao ler notícias da confusão gerada pelo fato de Beth Faria ir à praia de biquini. Principalmente por ela ir à praia no Rio, justamente a cidade mais liberal do Brasil!
Beth Faria encantou gerações de marmanjos com sua beleza estonteante, sua figura imponente. Foi uma mulher que marcou pelo que fez de bom na sua arte. Uma mulher que nunca teve medo de ser....mulher. Quantos homens não sonharam com ela? Não se desmancharam à noite na cama por ela? Quantos milhares de imaginários ela povoou ao longo de décadas?
E ficam agora cobrando uma postura de anciã desta pessoa? Querem que ela se vista para que não vejamos o que o tempo faz com a gente? Ela tem o direito conquistado de estar como quiser estar, onde quiser e quando quiser. Que fechem as matracas os(as) detratores(as), já que esta mulher fez muito para que nossa sociedade fosse mais sadia (se não conseguimos é incapacidade nossa!).
Mas deixem em paz a Beth, deixem-na transitar pelas areias que tanto a admiram, que se curvem à sua passagem e, principalmente, respeitem uma pessoa que tem e fez história. E é bem capaz de ainda ser mais mulher que muita bunitinha por aí.
Em se tratando de Beth Faria, pelo que foi, pelo que fez, pelo que ajudou muitos homens a saber o que é uma mulher linda, nós ainda estamos devendo.
Ave Beth!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beth Faria encantou gerações de marmanjos com sua beleza estonteante, sua figura imponente. Foi uma mulher que marcou pelo que fez de bom na sua arte. Uma mulher que nunca teve medo de ser....mulher. Quantos homens não sonharam com ela? Não se desmancharam à noite na cama por ela? Quantos milhares de imaginários ela povoou ao longo de décadas?
E ficam agora cobrando uma postura de anciã desta pessoa? Querem que ela se vista para que não vejamos o que o tempo faz com a gente? Ela tem o direito conquistado de estar como quiser estar, onde quiser e quando quiser. Que fechem as matracas os(as) detratores(as), já que esta mulher fez muito para que nossa sociedade fosse mais sadia (se não conseguimos é incapacidade nossa!).
Mas deixem em paz a Beth, deixem-na transitar pelas areias que tanto a admiram, que se curvem à sua passagem e, principalmente, respeitem uma pessoa que tem e fez história. E é bem capaz de ainda ser mais mulher que muita bunitinha por aí.
Em se tratando de Beth Faria, pelo que foi, pelo que fez, pelo que ajudou muitos homens a saber o que é uma mulher linda, nós ainda estamos devendo.
Ave Beth!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
segunda-feira, 8 de julho de 2013
O RIO CONTINUA O MESMO.
Como bom carioca, morador há uma década em São Paulo, de vez em quando ensaio uma vontade de voltar à terra natal, morar de novo perto da praia, tomar meu chopinho gelado e matar o calor infernal que faz naquelas plagas. Apesar das notícias que me chegam de lá, da violência endêmica, das "comunidades" pacificadas que continuam a vender drogas e traficantes matarem policiais, do caos nas ruas, do trânsito infernal.
Sempre há um impeditivo: meu trabalho aqui não permite, o estudo das crianças, as atividades da mulher.
Mas agora, com a futura chegada de minha neta para o final do ano, mais uma vez ensaiei uma vontade de retornar à casa materna...Tanto que assinei um site de empregos no Rio, para observar as oportunidades e os salários pagos na terrinha.
Hoje, mais uma vez, zapeei no Google para ver a quantas andam os aluguéis na cidade maravilhosa........caí prá trás!!!!!
Alguma coisa está muito errada, grosseiramente errada.
Qualquer ap de 1 quarto, com 40 m², em Copa, tá R$ 2.500,00 de aluguel! Saí de Copa fui para a Urca, mais caro! Fui pro Jardim Botânico...a mesma coisa. Flamengo tá pela hora da morte, Barra então...... Jacarépaguá, minha origem nesta tão linda cidade acompanha a sanha desses preços escorchantes. Só posso morar em Santa Cruz ou Pedra de Guaratiba.
Não me importo! Adoro Pedra de Guaratiba, morei lá por dois anos. Mas algo muito mais tenebroso, e diga-se de passagem, a cara do Rio, acontece. Foi por esta razão que deixei o Rio e vim para SP, acabei de me lembrar!!!
Como disse, assinei um site de empregos, e, diariamente, recebo informativos com trocentas vagas. A média dos salários é de R$ 1.000,00!!!!!
Vi um que pedia alguém para trabalhar em Copa, para ganhar R$ 900,00 e morar perto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Perto de onde, cara pálida? Se um aluguel de um muquifo custa duas vezes e meia o salário bruto do cabra?
O melhor salário que vi neste site foi um com "possibilidades" de R$ 6.000,00. Mesmo assim, só para morar bem longe, convenhamos.
Das duas uma: ou os grandes empregos não são anunciados, e vou ver com meus amigos no Rio onde estão, ou as condições que me fizeram sair de lá continuam as mesmas: cobram os tufos e pagam o mínimo possível.
Quando penso que moro numa casa de tres andares e pago muito, mas muito menos, põe menos nisso, fico com aquela vontadinha de voltar cada vez mais fraca. Moro perto de Jundiaí, minhas filhas tem acesso a muitas coisas, minha mulher idem. O ar é maravilhoso. Há calma, há qualidade de vida.
Realmente, o Rio continua o mesmo. Vou continuar visitando os parentes e ver meus netos de vez em quando.
A não ser que eu ganhe na loteria.
Torçam por mim!!!!
OS TROVÕES DA PAULISTA.
Desde a confusão gerada pelos comentários do Arnaldo Jabour que desejo escrever sobre os últimos acontecimentos no Brasil. Mas os fatos tomaram dinâmica própria, atropelaram o cotidiano e a lógica das coisas. Virou tsunami, festa e depredações. Virou casa da mãe Joana, uma balbúrdia: de um lado a festa da democracia, do outro a festa do caos; talvez sejam lados opostos da mesma moeda.
Ninguém acertou as motivações, chegou-se num momento em que apenas observávamos as coisas acontecerem. Sem interferências, apenas espectadores de um show.
As razões primevas de todo o movimento eram os custos do transporte público, sua qualidade e apostava-se na possibilidade da gratuidade do mesmo. E com isso foi-se à rua, gritou-se, quebrou-se. As autoridades desnudaram-se como nunca. Apressaram em diminuir os preços e, de quebra, outras autoridades, ouvindo "os gritos da rua", apressaram-se também em aprovar projetos há muito dormindo em alguma gaveta. Progrediu-se um pouco. Mas a calma, ou o marasmo, está voltando devagar, e as chuvas grossas estão já no horizonte, um lampejo ou outro de trovões muito ao longe se ouve. Nada mais.
O problema de fundo nem foi, sequer, arranhado, percebido, estudado.
A qualidade de um transporte público, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, nunca serão boas. Talvez consigamos, com muito custo, torná-los razoáveis, por um simples e singelo motivo: do jeito como foram construídas nossas cidades, não há como haver um transporte de qualidade. Cidades gigantescas, caóticas, superpopulosas não são propícias a um transporte que opere numa lógica razoável. O carro foi eleito, há décadas, o transporte ideal, desejado e desejável. O governo, numa lógica mais que burra, mais que irresponsável, faz de tudo para tornar os financiamentos de carros mais acessíveis a todos os mortais. Assim como ter uma casa própria, um brasileiro não está feliz se não tiver seu carro na garagem. Isso é ensinado desde a mais tenra infância! Até por que taxam-se os carros com impostos abusivos, coercitivos, e o povo se mete em financiamentos de anos para ter seu carro novo.
Além disso, a nação brasileira gosta de se sentir por cima. Ter um carro é sinal de status, de poder.....E aí, não havendo espaço físico nas ruas, os carros disputam espaço com os ônibus, que andam cada vez mais devagar, contribuindo para a "péssima qualidade do transporte público", retroalimentando o sistema de valores que nunca permitirá que se faça um sistema inteligente de transporte. A cobra comendo seu próprio rabo.
Ninguém me tira da cabeça a idéia de que as fábricas de automóveis devem jorrar alguns milhares de reais em lugares estratégicos para que essa situação permaneça como está.
De lambuja, como um troco nessas negociações, cairam algumas pecs nocivas. Ainda bem.
E nossa presidente, sendo fiel ao grupo a que pertence, já incluiu mais um aborto nessa negociação, querendo um plebiscito que não vem ao caso. Ainda bem que se está vendo a decadência deste grupo, que está operando de reboque aos fatos.
Quero ver se todas as promessas dos royaties para educação e saúde serão cumpridas.
O Brasil precisa demais de educação. Sem ela seremos cada vez menos, desceremos a ladeira que nos levaram a seguir.
O gigante, na minha opinião, apenas deu uma acordadinha, levantou-se da cama e foi dar uma mijada. Já voltou prá cama, está quase dormindo de novo.
E os trovões, ao fundo, são o único som que, de vez em quando, se ouve por aí.
domingo, 24 de março de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)